Este projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC), tem como objetivo central a compreensão da Web como um espaço público de construção e discussão de cidadania a partir dos feminismos contemporâneos no Brasil.

A Web, através da internet, com seus recursos, tem se constituído tanto como uma tecnologia que permite a formação e manutenção de redes, a organização de movimentos sociais e manifestações, como também alterou significativamente a própria dinâmica dos movimentos sociais e dos feminismos.

Ao mesmo tempo, os feminismos também trazem aportes para as dinâmicas da Web e da Internet, especialmente para discussões éticas e políticas que a envolvem. Esta pesquisa parte de uma perspectiva da História do Tempo Presente, para uma análise das dinâmicas entre feminismos e a internet, buscando também um debate interdisciplinar que dialoga especialmente com as ciências sociais e as ciências da computação, para a construção de uma metodologia de análise de dados coletados em vários espaços da Web, como as redes sociais, sites, blogs e demais canais.

O problema que se coloca é quais são os discursos e como se colocam no campo da cidadania e dos direitos humanos, especialmente na perspectiva feminista, e que embates são possíveis de serem percebidos na dinâmica da Web. Busca-se, também, reconhecer os principais pontos de embate entre os discurso feministas e os discursos antifeministas, analisando quais são os temas e direitos em maior disputa na esfera pública on-line.

A partir das pesquisas desenvolvidas ao longo de quatro anos, levantamos e mapeamos dados quantitativos e qualitativos sobre problemas relacionados a ataques digitais, sobre a formação de comunidades on-line com viés democrático e antidemocrático, sobre iniciativas feministas e antifeministas de divulgação na internet, entre outras. Com isso, percebemos também a necessidade de criar diferentes formas de enfrentamentos. Foi assim que elaboramos materiais didáticos e informativos voltados à conscientização de toda a comunidade, os quais têm por objetivo principal reafirmar que a internet é lugar para todas, todes e todos. Confira a aba de resultados para saber mais!