Coordenação do Projeto Internet como Campo de Disputas pela Igualdade de Gênero realiza palestra durante Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou, entre os dias 6 e 11 de maio de 2024, a Semana de Desenvolvimento Profissional. O evento, que visa aproximar alunos e egressos ao mercado de trabalho, ofereceu gratuitamente palestras, oficinas, minicursos e workshops ministrados por profissionais de destaque.

Nesta edição, o tema central foi “A Inteligência Artificial e os Impactos no Mercado de Trabalho”, refletindo a crescente importância da tecnologia em diversos setores e suas implicações para o futuro das profissões.

Um dos destaques do evento foi a palestra realizada no dia 7 de maio de maneira on-line, às 19h, intitulada “Internet como Campo de Disputas pela Igualdade de Gênero”. Este é o mesmo título do Projeto recém executado pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc).

A apresentação foi conduzida pela Professora Dra. Cristina Scheibe Wolff, coordenadora do LEGH e docente do Departamento de História, juntamente com a Dra. Elaine Schmitt, jornalista, pesquisadora do mesmo laboratório e pós-doutoranda júnior pelo projeto “Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero”.

A palestra abordou como a internet se tornou um espaço muito importante para as disputas em torno da igualdade de gênero e, de maneira sucinta, pontuou os desafios e oportunidades que esse ambiente virtual proporciona para a luta por direitos e visibilidade de meninas, mulheres e outras minorias sociais como a comunidade LGBTQIAPN+.
Durante suas falas, ambas enfatizaram a importância de uma abordagem crítica e informada para promover uma internet mais segura e igualitária para todos e apresentaram os resultados desenvolvidos durante o Projeto, como a Cartilha Educativa sobre Violência Digital de Gênero: Um Guia de Conhecimento e Boas Práticas e o e-book com pesquisas inéditas, além das séries de vídeo e podcast. Confira a aba de materiais didáticos para acessar todos os resultados.