Há cerca de pouco mais de dois anos, em abril de 2022, o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC) promoveu uma oficina como parte do Projeto “Internet como Campo de Disputas pela Igualdade de Gênero” em parceria com um grupo de pesquisadoras/es da Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais.
O evento, que focou na geração e utilização de Nuvens de Palavras como ferramenta crucial para visualizar e analisar os termos mais frequentes em postagens, comentários e textos on-line, ajudou as diversas pesquisadoras do Projeto a não somente conhecerem, mas saírem capacitadas em formar suas próprias nuvens de palavras. Muitas dessas nuvens podem ser conferidas no e-book “Internet como campo de disputas de gênero”, publicado no início de 2024 pela Editora Cultura e Barbárie. Ele também está disponível na aba de materiais didáticos.
Conduzida pela Dra. Mirella M. Moro, professora de Ciência da Computação da UFMG. A oficina foi um esforço colaborativo que contou com a participação da bolsista Mariana Silva e do bolsista Gabriel Oliveira. O objetivo principal foi ajudar a conhecer essa técnica de análise textual, especialmente aplicada à temática de gênero na internet.
Recentemente, toda a oficina foi publicada no Canal do Youtube do LEGH (@GeneroeHistoria) visando ampliar o alcance e a acessibilidade das informações compartilhadas. Com isso, o laboratório não apenas pretende promover a educação e a capacitação em análise de gênero na internet, mas também fortalece o diálogo sobre questões de igualdade e representação nas esferas digitais.
A oficina reflete um esforço para incentivar o engajamento acadêmico de maneira interdisciplinar e partir da reflexão crítica sobre como integrar as ciências sociais e o potencial das tecnologias digitais para transformar a pesquisa e a prática em estudos de gênero.