Perfil e comportamento em jogos é tema de quiz na SEPEX

Respostas orientarão a criação de jogo e pesquisa sobre público gamer catarinense

Entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024, durante a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a equipe do Projeto Internet LEGH promoveu um quiz opinativo no estande do Instituto de Estudos de Gênero (IEG). O objetivo era coletar informações sobre o consumo e o comportamento em jogos online e digitais de visitantes do evento. Esses dados serão fundamentais para a criação de um jogo educativo sobre segurança na internet com uma abordagem crítica e interseccional de gênero, voltado especialmente para jovens e adolescentes.

A elaboração do quiz e o desenvolvimento de um vídeo promocional para atrair o público contaram com o apoio do Prototipando a Quebrada (PAQ). Essa organização não governamental da Grande Florianópolis, desde 2018, capacita jovens periféricos de 16 a 21 anos e facilita sua inserção no ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina. Também é um dos nossos parceiros neste projeto.

O quiz foi estruturado com 11 perguntas que incluíam respostas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Algumas questões abordaram identidade de gênero e faixa etária, enquanto a maioria focava no perfil de jogadora ou jogador e nas percepções sobre os tipos de violência digital considerados mais graves.

Durante os três dias de evento, realizado no Centro de Eventos da UFSC, a equipe se revezou entre os períodos da manhã e tarde para convidar visitantes que tivessem interesse e auxiliar no preenchimento do questionário. Como forma de agradecimento, cada participante recebeu um adesivo de Lelê, personagem que integra a identidade visual do Projeto Internet LEGH e que também será a protagonista do jogo em desenvolvimento.

Além de obter dados para a pesquisa, o quiz também ampliou a divulgação do Projeto Internet LEGH. Coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff desde 2020, o projeto vinculado ao Laboratório de Estudos de Gênero e História já produziu uma série de investigações, materiais didáticos e outros produtos voltados para fomentar o pensamento crítico sobre o uso da internet.

Os resultados da coleta de dados serão analisados detalhadamente pelas pesquisadoras do projeto, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Em breve, novas etapas e desdobramentos serão divulgados. Acompanhe para mais atualizações!

Texto: Elaine Schmitt

Fotografias: Ana Luiza Zanetti, Ailê Gonçalves, Claudia Nichnig, Letícia de Assis e Katharine Trajano.